Colóquio “Jardins e seus visitantes: propósitos e estratégias de comunicação”
Nos dias 28 a 30 de julho 2019 realizou-se no Jardim Botânico do Faial o Colóquio “Jardins e seus Visitantes: propósitos e estratégias de comunicação”.

Sobre o evento
Nos dias 28 a 30 de julho 2019 realizou-se no Jardim Botânico do Faial o Colóquio “Jardins e seus Visitantes: propósitos e estratégias de comunicação”, organizado em parceria entre o Jardim Botânico do Faial/Azorina – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza – Azorina, S.A e o projeto Azores – Green Gardens (ACORES- 010145-FEDER-000070). O evento contou ainda com o especial apoio para a realização de reuniões científicas por parte da Direção Regional da Ciência e Tecnologia e ainda com os apoios de outras instituições e programas: CHAM-A (FCSH-UN/UAc); CE3C – GBA; Learn to Engage (MUHNAC-ULisboa); American Corner; CMH e Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Descrição
O Colóquio versou sobre estratégias de promoção, educação e mediação cultural em torno dos jardins e áreas naturais. Reunindo um conjunto de especialistas nacionais e internacionais, o Colóquio proporcionou uma experiência formativa diversificada, com conferências, mesas redondas, apresentação de posters, exposição dedicada às Plantas e Jardins de São Miguel e oficinas de trabalho prático que, à luz do seu confronto com casos exemplares nacionais e internacionais, procurou refletir e reinventar dinâmicas de promoção e educação asseguradas pelos jardins. Sendo aberto ao público em geral, contou com participantes da comunidade estudantil universitária, técnicos de serviços educativos de jardins e museus e professores de diferentes grupos disciplinares e níveis de escolaridade, no sentido de os aproximar dos projetos relacionados com os serviços educativos dos jardins e aprofundar os papéis que os jardins podem desempenhar enquanto património natural e cultural.
Durante o evento foi lançada uma aplicação móvel, ainda em fase experimental e por enquanto apenas disponível para sistemas android. A APP AZORES – GREEN GARDENS, desenvolvida para sistemas operativos Android e iOS, resulta de uma parceria entre o projeto Azores – Green Gardens (Observatório de Turismo dos Açores/Fundação Gaspar Frutuoso/Universidade dos Açores) e a empresa 4D Produções Lda.
A aplicação é a primeira ferramenta do género nos Açores e funciona como um guia para o turismo de jardins no Arquipélago, permitindo aos seus utilizadores informação georreferenciada e uma navegação em tempo real, à medida que se percorrem os espaços de alguns dos jardins mais emblemáticos e representativos dos Açores. A informação disponibilizada sobre os jardins selecionados também pode ser utilizada para a preparação prévia da visita.
Foram selecionados 11 jardins açorianos, dos quais oito na Ilha de São Miguel, dois na ilha Terceira, um na ilha do Pico e um na ilha do Faial, tendo sido contempladas várias tipologias de jardins, tanto públicos como privados, incluindo parques e jardins públicos, reserva florestal de recreio, jardim botânico e quinta.
Nas funcionalidades da aplicação destacam-se a disponibilização das informações úteis à visitação, como as amenidades oferecidas em cada jardim; a possibilidade de consulta dos elementos notáveis, sejam eles arquitetónicos ou botânicos in situ; a navegação pela história sob a forma de barra cronológica; e ainda algumas funções mais interativas de realidade aumentada, como o identificador de paisagem em panorâmicas de 360º e o comparador de imagens.
Os conteúdos resultaram do trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade dos Açores, coordenada pela Professora Isabel Soares de Albergaria, coadjuvada por um painel de peritos consultores de reconhecida competência e apoiada numa vasta rede de colaboradores (Direção Regional do Turismo; Fundação Jardim José do Canto; Fundação Lombo do Mosquito; Jardim Botânico do Faial; Jardim de Sant' Ana; Azorina: Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, SA; Bensaúde Hotels; Direção Regional dos Recursos Florestais; Câmara Municipal de Ponta Delgada; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; Associação Portuguesa dos Jardins Históricos; Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).
Galeria
Vídeos
Notícia | Nova app Green Gardens Azores | RTP AçoresA aplicação móvel Green Gardens Azores é uma ferramenta para auxiliar as visitas e interpretação paisagística, assente na consolidação científica e tecnológica do 'Garden Tourism' nos Açores.#greengardenazores #app #gardentourism
Geplaatst door RTP Açores op Woensdag 31 juli 2019
Co-financiado por
